Como em todas as relações, em determinado momento precisamos contratar um prestador de serviços para nos auxiliar em tarefas específicas. Contudo, você já parou para avaliar quais cuidados necessários para realizar tal contratação?
Aqui, trazemos dicas básicas de um passo a passo que você pode seguir:
1 – Pesquisa de reputação – Com a evolução constante das tecnologias digitais e a utilização das redes sociais, é muito simples verificar a reputação de determinado prestador de serviços. Sempre que localizar uma empresa, mesmo que seja uma indicação, tenha o cuidado de realizar uma pesquisa básica no google, nas redes sociais e em plataformas como Reclameaqui, e analisar as avaliações de outros clientes.
2 – Licenças e Especializações – Ao realizar a pesquisa de reputação e verificar que está tudo em ordem, entre em contato com o prestador e não tenha vergonha de questionar questões básicas para avaliar se ele está apto para lhe atender, incluindo desde o currículo dos colaboradores, como da demonstração de todos os documentos necessários para autorizar a atividade prestada, especialmente avaliando se o prestador possui todas os requisitos necessários para entregar os serviços, como licenças obrigatórias, cadastro em órgãos públicos ou em conselhos de classe. Cabe destacar que tais pesquisas são facilmente realizadas, em consulta pelo CPF/CNPJ diretamente em sites responsáveis.
3 – Documentação Inicial – Ultrapassados de maneira satisfatória os itens 1 e 2, começa a fase da contratação propriamente dita, que implica em solicitar cópia de todos os documentos necessários para seguir. Se estiver diante de uma pessoa jurídica, é importante solicitar a proposta comercial, cópia do contrato social e cópia da ficha de CNPJ. E uma dica especial, se a contratação envolver o tratamento de dados pessoais, não se esqueça de verificar se o prestador já possui uma Política de Privacidade de fácil acesso em seu site, e questione sobre as medidas atualmente implementadas para assegurar a proteção e privacidade de tais dados.
4 – Auditoria Inicial – Com o recebimento da documentação inicial, é importante realizar uma auditoria prévia da situação da empresa, como a consulta dos documentos societários e o pedido de certidões aptas a demonstrar a situação atual e saúde financeira da empresa. Nesse ponto, recomenda-se a contratação de um escritório especializado, como a MABE Advogados, que estará pronta para lhe atender e auxiliar da melhor maneira.
5 – Elaboração do Contrato – Superados todos os pontos acima e demonstrada a credibilidade do prestador de serviços, agora é a hora de elaborar o contrato de prestação de serviços, onde deverão estar descritas todas as questões negociadas, como prazo, preço, condições de garantia e etc. Aliás, caso queira entender um pouco melhor sobre as cláusulas essenciais de um contrato de prestação de serviços, você pode acessar o ambiente de artigos do site da MABE Advogados, que já trouxemos um News excelente sobre esse assunto.
Seguindo os passos acima, você estará mais seguro para avançar na sua contratação e terá todo o suporte inicial necessário para trabalhar. Uma dica final e especial, escolha muito bem a pessoa responsável na sua empresa para gerir tal contrato e acompanhar de perto a prestação dos serviços.
Se precisar de auxílio em qualquer fase, conte conosco.