Saiba o que é preciso para se tornar uma Startup Unicórnio

Conforme discutimos aqui, uma startup é uma empresa em fase inicial que geralmente possui um perfil inovador. Mas existem algumas Startups que são especiais, que conseguem criar produtos, processos ou serviços de alto valor agregado, superando a maioria das Startups comuns em valor de mercado. Essas Startups recebem o nome de “Startup Unicórnio”.

É comum encontrarmos essas Startups Unicórnios sendo citadas em rankings e listas, como por exemplo, “Conheça os Unicórnios mais valiosos do mundo”, “Unicórnios brasileiros em ascensão”.

Assim, as Startups Unicórnios são empresas que introduziram grandes inovações no mercado, isto é, a empresa já não está mais em sua fase inicial, porque alcançou um grande feito, que é conseguir ser avaliada por 1 bilhão de dólares antes mesmo de fazer um IPO (Initial Public Offering, em português “Oferta Pública Inicial”).

O IPO é a abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores, ou seja, as Startups Unicórnios são as empresas que atingiram o seu valor de mercado de 1 bilhão de dólares ou mais antes mesmo de abrir seu capital na bolsa de valores.

Este termo Startup Unicórnio foi criado no ano de 2013 quando a fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, descreveu como empresas eram valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares sem terem capital na Bolsa de Valores.

Essa descrição foi dada pela raridade dessas empresas e a dificuldade dessa valorização para negócios emergentes no mercado. Então, os unicórnios são as empresas que enfrentaram, e ainda enfrentam, os desafios do mercado atual, mas sobreviveram aos obstáculos.

Apesar do alto índice de fracassos das Startups, o mercado brasileiro ganhou nos últimos dois anos as suas primeiras Startups Unicórnios, como a 99, Nubank, Ifood e PagSeguro, levando a crer que o Brasil está em alta expansão e desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *