O que você precisa saber sobre a sua empresa
Toda empresa costuma ter uma série de funções que são desempenhadas dia após dia pelas equipes de diversos departamentos. Logo, para que a execução de tais tarefas obtenha êxito, é necessário que se tenha muita atenção e organização. Por isso, conhecer a sua empresa em todos os departamentos e não apenas na sua atividade principal, é de suma importância para o sucesso do seu negócio!

O empresário precisa conhecer a atividade da sua empresa, mas precisa também entender o que acontece em todos os departamentos, como o jurídico, o recursos humanos, o contábil e o financeiro.

Se você tem uma empresa de tecnologia, por exemplo, não basta ser um grande expert de tecnologia para o seu negócio ter sucesso, precisa saber também coordenar e fiscalizar todos os departamentos, inclusive o departamento jurídico.

Assim, mesmo em empresas pequenas, é importante realizar periodicamente uma auditoria legal na sua empresa para saber o que a empresa possui de processos em andamento ou mesmo casos ainda não materializados, ou seja, que ainda não são processos, mas que podem vir a ser no futuro. Por exemplo, práticas trabalhistas do departamento de recursos humanos podem gerar futuras reclamações trabalhistas. Portanto, conhecer a prática e avaliar se pode gerar um possível problema é de suma importância para evitar processos, bem como para contribuir para a saúde e sucesso do seu negócio.

A auditoria legal de uma empresa envolve primeiramente, a obtenção de todas as certidões judiciais e administrativas da empresa, a fim de verificar eventuais processos e também dívidas que podem ser melhor absorvidas, geridas ou discutidas, antes mesmo de bater às portas do Poder Judiciário.

A partir do conteúdo dessas certidões, o empresário saberá se a sua empresa está “limpa” ou se há alguma pendência que precisa ser acompanhada e resolvida.

Essa auditoria pode incluir também, a análise de todos os documentos societários, contratuais, cíveis, trabalhistas, tributários, dentre outros, da empresa, a fim de verificar a regularidade dos procedimentos internos. Neste escopo, você conhecerá mais ainda a sua empresa e estará também adotando um processo para estar em compliance com a legislação.

Neste processo de know your company por auditoria legal, o empresário não só entende onde estão os problemas da sua empresa, como principalmente aprende a evitá-los ou diminuir sua incidência, adotando procedimentos para tanto, além de evitar surpresas desagradáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *