A LGPD trouxe uma série de mudanças significativas no modo como as empresas coletam, armazenam e utilizam os dados pessoais de seus usuários, especialmente no contexto da publicidade digital. Antes da LGPD, era comum que as empresas coletassem uma grande quantidade de dados pessoais dos usuários, como nome, idade, gênero, interesses e histórico de navegação na internet, para direcionar anúncios de forma mais eficaz. No entanto, com a entrada em vigor da LGPD, as empresas passaram, em determinados casos em que a base legal seja o consentimento, a ter que solicitar o consentimento/autorização explícito(a) dos usuários para coletar e utilizar esses dados.
Além disso, a LGPD também estabeleceu uma série de direitos aos usuários em relação aos seus dados pessoais, como o direito de acesso, correção, exclusão e portabilidade dos seus dados. Isso significa que as empresas precisam implementar mecanismos para garantir que os usuários pudessem exercer esses direitos de forma fácil e rápida.
Assim, sugerimos algumas mudanças necessárias nas empresas:
– Para se adequarem à LGPD, as empresas precisaram implementar uma série de mudanças no modo como coletam, armazenam e utilizam os dados pessoais dos usuários na publicidade digital. Algumas das principais mudanças incluem:
Obtenção de Consentimento: Para os casos em que se utilize tal base legal, as empresas agora são obrigadas a obter o consentimento explícito dos usuários para coletar e utilizar seus dados pessoais para fins de publicidade digital.
Transparência: As empresas também são obrigadas a ser transparentes em relação ao modo como coletam, armazenam e utilizam os dados pessoais dos usuários na publicidade digital. Isso inclui informar aos usuários quais dados estão sendo coletados, para que fins eles estão sendo utilizados e com quem eles estão sendo compartilhados.
Segurança dos Dados: As empresas também são responsáveis por garantir a segurança dos dados pessoais dos usuários na publicidade digital. Isso inclui adotar medidas de segurança para proteger os dados pessoais dos usuários contra acessos não autorizados, vazamentos, postagens ilícitas e perdas. Esses são alguns passos iniciais, para de fato começar a implantar uma cultura de proteção e privacidade de dados, na publicidade digital.