É sabido que a LGPD em vigor desde agosto de 2020 está valendo e traz regras especificas para o tratamento de dados, sendo aplicadas para empresas de pequeno, médio e grande porte. Portanto, a adequação das atividades das empresas à lei é obrigatória, sob pena de sanções legais.

Porém, como se vem percebendo na prática, a adequação à lei e o trabalho de compliance nas empresas, se mostram capazes de otimizar novos negócios, pois, tornaram-se um diferencial competitivo dentre as milhares de empresas não adequadas à lei.

Uma empresa com um processo de compliance bem definido, demonstra aos seus potenciais clientes, uma estrutura organizacional em dia, em que a empresa se preocupa com o cumprimento das leis. Mais que isso, uma empresa que cumpre a legislação, além de demonstrar uma boa reputação no mercado, reduz o passivo e o risco de responsabilização solidária entre partes envolvidas.

Além disso, podemos perceber que os consumidores estão cada vez mais atentos às questões relativas à proteção de dados, isto é, as empresas estão sendo pressionadas também pelos consumidores a estarem adequadas à legislação.

Portanto, a adequação da lei e a implementação de um processo de compliance efetivo são capazes de otimizar novos negócios, além de reduzir o passivo e riscos às empresas

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