Nesse dia da foto abaixo, em uma reunião com cerca de 50 EMPRESÁRIOS, perguntei quem tinha um advogado parceiro para ajudar nos negócios. E a resposta me surpreendeu!
A maioria respondeu que NÃO. E quem respondeu que tinha, eram aqueles empresários que já tinham um faturamento maior ou que já haviam enfrentado algum problema jurídico.
Vamos desmistificar que o ADVOGADO é apenas para problemas?
O advogado empresarial é o BRAÇO DIREITO do empresário, atuando tanto no aspecto jurídico como no contábil, comercial, financeiro, TI, entre outros. Explico:
CONTÁBIL: O jurídico deve andar lado a lado com a contabilidade. Se isso não acontecer, mais cedo ou mais tarde, problemas surgirão – seja no cálculo de impostos, no planejamento tributário ou até mesmo em auditorias financeiras. Vide o que aconteceu com a Americanas e tantas outras empresas.
COMERCIAL: A área jurídica tem um papel fundamental na elaboração e revisão de contratos com clientes e fornecedores. Contratos bem feitos protegem a empresa e são essenciais para o crescimento sustentável dos negócios.
FINANCEIRO: Além de prevenir passivos e evitar prejuízos, o advogado pode atuar em operações financeiras estratégicas, como tomada de empréstimos, negociações de crédito, reestruturação de dívidas e captação de investimentos. Isso garante decisões juridicamente seguras e rentáveis, maximizando o fluxo de caixa e aumentando o potencial de crescimento da empresa.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI): Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Inteligência Artificial (IA), a proteção de dados e a conformidade em TI são áreas críticas para o sucesso e reputação da empresa. Há advogados especialistas em LGPD e IA (Martina El Atra) que garantem a segurança nesses setores.
Assim, o empresário precisa de alguém em quem possa confiar, que traga segurança na TOMADA DE DECISÕES. Mesmo que o empresário decida correr riscos, é essencial que esses riscos sejam calculados e embasados. O advogado empresarial não cria burocracias, mas sim, SOLUÇÕES ÁGEIS, com foco em RESULTADOS.
Portanto, se você ainda não tem um advogado ao lado do seu negócio, reflita sobre a importância de contar com esse PARCEIRO ESTRATÉGICO, que será decisivo para o crescimento e a segurança da sua empresa.