Você já parou para pensar que com o avanço da tecnologia e ferramentas disponibilizadas em todo tempo, se torna cada vez mais importante um olhar sobre a forma de como proteger o que você publica em seus conteúdos?
Exatamente! Se você tem buscado seu espaço no mundo digital e se tornar um real influenciador na vida das pessoas, é importante que você tenha alguns cuidados na forma de divulgação dos conteúdos e saiba até onde é possível ir, sem gerar qualquer tipo de responsabilidade a você mesmo.
Aqui vão alguns exemplos do que você deve observar quando for divulgar algo em sua página:
- Proteja suas ideias com base nos direitos autorias, onde tudo aquilo que é externado e divulgado para terceiros, recebe uma proteção especial da legislação em vigor;
- Tenha cuidado ao divulgar seus conteúdos, para que, de fato, sejam situações criadas por vocês, com seu toque personalizado e que não seja cópia exata de algo que já foi publicado por outra pessoa;
- Caso queira comentar ou utilizar o conteúdo de outra pessoa, tenha em mente que é de sua responsabilidade indicar a fonte correta e dar os créditos ao real autor, evitando qualquer infração a legislação de direitos autorais em vigor e possíveis penalidades pecuniárias;
- Lembre-se que a Constituição Federal defende a liberdade de expressão. Contudo, eventuais excessos poderão ser punidos na forma de lei, logo, todas as manifestações digitais devem ser pautas pela razoabilidade e filtro no que será falado ou postado; e
- Caso esteja divulgando algum conteúdo voltado a divulgação de produtos ou serviços, é sua responsabilidade indicar que o conteúdo é uma #publicação/#publi, devendo sinalizar tal questão nos conteúdos postados.
Em caso de dúvidas, recomendamos que sejam consultados os manuais publicados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR, que em formato muito claro e didático, apresentam orientações em como realizar conteúdos digitais. Além disso, é sempre importante consultar a legislação de direitos autorais, disponível de forma gratuita no site do Planalto Central.
Agora, se além de seguir todas as orientações apresentadas, entender como funciona a parte prática e se preparar para o mercado digital, você já tem uma ideia e uma identidade visual criada, procure um especialista para te ajudar ainda mais, especialmente apresentando recursos que poderão proteger suas ideias, identidade, marcas, dentre outras questões, perante terceiros e alavancar ainda mais o seu negócio!!