Uma forma de contratar profissionais talentosos
O Contrato de Vesting está sendo muito utilizado pelas empresas, principalmente em startups, pois é um atrativo para selecionar e contratar profissionais talentosos.
Além da remuneração, a empresa oferece ao profissional, a aquisição de participação societária na empresa, desde que cumpridas determinadas metas pela empresa e pelo profissional, por um período determinado.
Tais condições são ajustadas pela empresa e pelo profissional por meio do Contrato de Vesting.
O interessante é que com um planejamento societário adequado e um Contrato de Vesting devidamente estruturado, os empresários e fundadores da empresa, não precisam se preocupar com a diluição da sua participação societária, tampouco com a diminuição do seu poder decisório na empresa.
Tal estrutura é possível, tanto nas sociedades anônimas como nas sociedades limitadas, por meio de emissão de ações preferenciais ou quotas preferenciais.
Melhor explicando, os acionistas ou sócios preferenciais têm direito a receber os lucros da empresa, mas podem não ter o direito a voto. Portanto, o poder decisório, continua pertencendo aos sócios fundadores!
Assim, o Contrato de Vesting é um instrumento importante para as empresas a fim de contratarem profissionais talentosos, em um mercado tão competitivo.